SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número36As telenovelas portuguesas: a adoção de inovações no contexto de uma cultura de produção audiovisualQual é a configuração dos projetos de crowdfunding em Jornalismo? Uma análise de conteúdo de projetos no Kickstarter (2010-2018) índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Media & Jornalismo

versão impressa ISSN 1645-5681versão On-line ISSN 2183-5462

Resumo

CARVALHO, Bárbara Janiques; MAROPO, Lidia  e  PEREIRA, Sara. O hibridismo como estratégia de influência entre uma youtuber portuguesa e o seu público jovem. Media & Jornalismo [online]. 2020, vol.20, n.36, pp.41-54. ISSN 1645-5681.

Este estudo tem como objetivo identificar de que forma a jovem e popular youtuber portuguesa Sofia Barbosa concilia conteúdos de natureza pessoal e comercial, percebendo se o hibridismo entre estas duas categorias emerge como estratégia central do marketing de influência no canal. Tendo por base metodológica a netnografia e a análise de conteúdo, a pesquisa centra-se na análise de 13 vídeos publicados entre janeiro e outubro/2018. Os dados revelam que a youtuber promove uma relação de intimidade e proximidade encenadas com o público adolescente que a segue, utilizando estratégias de hibridização que contribuem para ‘apagar’ os limites entre narrativa autoral e discurso publicitário.

Palavras-chave : marketing de influência; influenciadores digitais; self-branding; youtube; jovem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons