SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número35O Telejornal da RTP mostrou o Maio de 68 e escondeu a Crise Académica de 69. Porquê?A invenção da televisão revolucionária - a RTP durante o PREC (1974-1975) índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Media & Jornalismo

versão impressa ISSN 1645-5681versão On-line ISSN 2183-5462

Resumo

CABRERA, Ana. A estratégia de informação de Marcello Caetano o último governante do Estado Novo. Media & Jornalismo [online]. 2019, vol.19, n.35, pp.223-236. ISSN 1645-5681.  https://doi.org/10.14195/2183-5462_35_15.

Este artigo analisa a estratégia de informação levada a cabo por Marcello Caetano quando, em setembro de 1968, substituiu Salazar na presidência do Conselho de Ministros. Esta estratégia consistiu na realização de acontecimentos que lhe assegurassem uma boa visibilidade na imprensa, afirmação de uma relação mais próxima com os jornalistas, e realização das conversas em família teledifundidas. A investigação assenta no estudo do perfil político de Marcello Caetano suportada por fontes (cartas, textos, livros e entrevistas) e na análise de jornais da época (A Capital, Diário de Lisboa, Diário Popular, Diário de Notícias) no período compreendido entre setembro de 1968 e setembro de 1969. Como conclusão assinala-se que a construção da imagem deste político na imprensa favoreceu o início da sua governação através da construção de uma personalidade política, social e familiar bem distinta da de Salazar.

Palavras-chave : Marcello Caetano; estratégia de informação; imprensa; Estado Novo; censura.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons