SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número34Violação das garantias processuais brasileira praticadas pela Mídia: uma análise do caso Escola Base/ 1994Embalagem: o elemento imagem do produto índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Media & Jornalismo

versão impressa ISSN 1645-5681versão On-line ISSN 2183-5462

Resumo

CARARETO, Mariana; CALONEGO, Renata  e  ANDRELO, Roseane. Reflexões sobre o discurso das publicidades de organizações privadas diante do cenário político brasileiro. Media & Jornalismo [online]. 2019, vol.19, n.34, pp.295-312. ISSN 1645-5681.  http://dx.doi.org/10.14195/2183-5462_34_20.

Em busca de legitimação, empresas desenvolvem estratégias de comunicação apropriando-se dos contextos históricos e socioculturais para construir significados sobre elas, como é o caso da publicidade. Este trabalho, ao olhar para a conjuntura política vivenciada pelo Brasil após o impeachment da presidenta Dilma Rousseff, objetiva refletir sobre os impactos dos posicionamentos políticos disseminados em publicidades, considerando que as empresas possuem grande responsabilidade ao se comunicarem com a sociedade. Para isso, são analisadas as campanhas publicitárias do Habib’s e da Havan, que disseminam discursos sobre o contexto político brasileiro, tendo como fundamentação teórico-metodológica a análise de discurso midiático proposta por Charaudeau.

Palavras-chave : comunicação organizacional; responsabilidade; organizações privadas; posicionamento político; publicidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons