Services on Demand
Journal
Article
Indicators
- Cited by SciELO
- Access statistics
Related links
- Similars in SciELO
Share
Media & Jornalismo
Print version ISSN 1645-5681On-line version ISSN 2183-5462
Abstract
CARARETO, Mariana; CALONEGO, Renata and ANDRELO, Roseane. Reflexões sobre o discurso das publicidades de organizações privadas diante do cenário político brasileiro. Media & Jornalismo [online]. 2019, vol.19, n.34, pp.295-312. ISSN 1645-5681. https://doi.org/10.14195/2183-5462_34_20.
Em busca de legitimação, empresas desenvolvem estratégias de comunicação apropriando-se dos contextos históricos e socioculturais para construir significados sobre elas, como é o caso da publicidade. Este trabalho, ao olhar para a conjuntura política vivenciada pelo Brasil após o impeachment da presidenta Dilma Rousseff, objetiva refletir sobre os impactos dos posicionamentos políticos disseminados em publicidades, considerando que as empresas possuem grande responsabilidade ao se comunicarem com a sociedade. Para isso, são analisadas as campanhas publicitárias do Habib’s e da Havan, que disseminam discursos sobre o contexto político brasileiro, tendo como fundamentação teórico-metodológica a análise de discurso midiático proposta por Charaudeau.
Keywords : comunicação organizacional; responsabilidade; organizações privadas; posicionamento político; publicidade.