SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue34Violation of procedural guarantees by the brazilian Media: an analysis of Case School Base/1994Package: the image element of the product author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Media & Jornalismo

Print version ISSN 1645-5681On-line version ISSN 2183-5462

Abstract

CARARETO, Mariana; CALONEGO, Renata  and  ANDRELO, Roseane. Reflexões sobre o discurso das publicidades de organizações privadas diante do cenário político brasileiro. Media & Jornalismo [online]. 2019, vol.19, n.34, pp.295-312. ISSN 1645-5681.  https://doi.org/10.14195/2183-5462_34_20.

Em busca de legitimação, empresas desenvolvem estratégias de comunicação apropriando-se dos contextos históricos e socioculturais para construir significados sobre elas, como é o caso da publicidade. Este trabalho, ao olhar para a conjuntura política vivenciada pelo Brasil após o impeachment da presidenta Dilma Rousseff, objetiva refletir sobre os impactos dos posicionamentos políticos disseminados em publicidades, considerando que as empresas possuem grande responsabilidade ao se comunicarem com a sociedade. Para isso, são analisadas as campanhas publicitárias do Habib’s e da Havan, que disseminam discursos sobre o contexto político brasileiro, tendo como fundamentação teórico-metodológica a análise de discurso midiático proposta por Charaudeau.

Keywords : comunicação organizacional; responsabilidade; organizações privadas; posicionamento político; publicidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License