SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue34The humanitarian crisis as an advertising subject: some ethical and legal questionsThe nature of the scientific reputation phenomenon: the case of an university-industry consortia author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Media & Jornalismo

Print version ISSN 1645-5681On-line version ISSN 2183-5462

Abstract

SANTOS, Cristina. A influência publicitária no consumo de marcas de vestuário e de calçado em contexto juvenil. Media & Jornalismo [online]. 2019, vol.19, n.34, pp.221-232. ISSN 1645-5681.  https://doi.org/10.14195/2183-5462_34_16.

O objetivo do presente artigo é conhecer qual a influência que a publicidade poderá exercer no processo de consumo juvenil de marcas de vestuário e de calçado. Para o efeito, aplicou-se um inquérito por questionário a estudantes do 9º ano de escolaridade de três estabelecimentos de ensino de Cascais. Tendo em conta as perceções da população em estudo, constatou-se que a publicidade é reconhecida enquanto uma fonte meramente informativa e não persuasiva. Não obstante, poderá estar em causa o não reconhecimento da influência publicitária. Detetou-se ainda uma vincada relação feminina estabelecida com o discurso publicitário.

Keywords : publicidade; marcas; vestuário; calçado; juventude.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License