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Media & Jornalismo

versão impressa ISSN 1645-5681versão On-line ISSN 2183-5462

Resumo

AMORIM, Ana. A crise humanitária como tema publicitário: algumas questões éticas e jurídicas. Media & Jornalismo [online]. 2019, vol.19, n.34, pp.207-219. ISSN 1645-5681.  http://dx.doi.org/10.14195/2183-5462_34_15.

Face à globalização dos mercados e à dimensão eminentemente emocional e simbólica das decisões económicas, o recurso à crise humanitária como tema publicitário, que voltou a verificar-se recentemente numa campanha da Benetton, recupera o problema da dignidade da pessoa humana enquanto valor absoluto universal conformador do conteúdo das mensagens. O respeito pela dignidade da pessoa humana enquadra-se no princípio da licitude previsto no regime jurídico da publicidade. Na era digital, apesar da escassa celeridade e eficácia dos mecanismos sancionatórios tradicionais da publicidade ilícita, a lesão de valores constitucionais na comunicação comercial tende a desencadear uma tutela informal, que constitui manifestação da consciência ética da comunidade.

Palavras-chave : campanhas publicitárias; crise humanitária; princípio da licitude; dignidade; ideologias.

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