SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue34Personal traits behind the intention to Donate BloodThe advertising influence on the consumption of clothing and footwear brands in a youth context author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Media & Jornalismo

Print version ISSN 1645-5681On-line version ISSN 2183-5462

Abstract

AMORIM, Ana. A crise humanitária como tema publicitário: algumas questões éticas e jurídicas. Media & Jornalismo [online]. 2019, vol.19, n.34, pp.207-219. ISSN 1645-5681.  https://doi.org/10.14195/2183-5462_34_15.

Face à globalização dos mercados e à dimensão eminentemente emocional e simbólica das decisões económicas, o recurso à crise humanitária como tema publicitário, que voltou a verificar-se recentemente numa campanha da Benetton, recupera o problema da dignidade da pessoa humana enquanto valor absoluto universal conformador do conteúdo das mensagens. O respeito pela dignidade da pessoa humana enquadra-se no princípio da licitude previsto no regime jurídico da publicidade. Na era digital, apesar da escassa celeridade e eficácia dos mecanismos sancionatórios tradicionais da publicidade ilícita, a lesão de valores constitucionais na comunicação comercial tende a desencadear uma tutela informal, que constitui manifestação da consciência ética da comunidade.

Keywords : campanhas publicitárias; crise humanitária; princípio da licitude; dignidade; ideologias.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License