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Media & Jornalismo

versão impressa ISSN 1645-5681versão On-line ISSN 2183-5462

Resumo

PINTO, David; CADIMA, Francisco Rui; COELHO, Joana  e  DIAS, Laura. Novos usos e desafios para os videojogos: streaming, questões de género e assédio online. Media & Jornalismo [online]. 2017, vol.17, n.31, pp.165-176. ISSN 1645-5681.  http://dx.doi.org/10.14195/2183-5462_31_11.

Jogar já não significa apenas ficar horas seguidas em frente a um ecrã. Na cultura dos videojogos surgem novos fenómenos em que a nova geração de jogadores quer saber mais sobre os jogos, ver outros jogar, ver os seus fãs, interagir, seguir os ídolos, participar e tornar-se cada vez melhor. Mas há também um lado negro, que tem a ver com questões de assédio, sexismo, agressão e/ou discriminação nos jogos online. Cada vez mais visível, é também cada vez mais desafiada. Muitas das notícias sobre jogos online no passado recente focaram os assédios e a violência online e reforçaram a importância das dimensões da tolerância, diversidade e inclusão. Nesta pesquisa, procuraremos, em primeiro lugar, focar o contexto do desenvolvimento dos novos ambientes e comunidades de jogos online, analisando, designadamente, a expansão e especificidade das grandes plataformas emergentes, para depois nos centrarmos na problemática da discriminação/exclusão e no assédio online.

Palavras-chave : Indústrias culturais; internet; videojogos; streaming; comunidades web; jogadores; género; assédio online.

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