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Comunicação e Sociedade

versão impressa ISSN 1645-2089versão On-line ISSN 2183-3575

Resumo

ARAUJO, Cláudia. Vozes de mulheres em diáspora: hip hop, spoken word, Islão e web 2.0. Comunicação e Sociedade [online]. 2019, vol.spe2019, pp.213-230. ISSN 1645-2089.  https://doi.org/10.17231/comsoc.0(2019).3070.

Este trabalho foca-se na produção artística de quatro artistas muçulmanas em diáspora - Poetic Pilgrimage, Alia Sharrief, Hanouneh e Alia Gabres - nos géneros hip hop e spoken word, com vista a analisar se as suas práticas culturais podem ser consideradas formas de ativismo político, cívico e social, com o potencial de alargar ou criar esferas públicas alternativas (Fraser, 1990). Articula uma forma de produção musical frequentemente associada ao Islão - o hip hop (Alim, 2005; Miah & Kalra, 2008) -, com uma prática artística de escrita e recitação de poesia, o spoken word, produzidas por mulheres muçulmanas em diáspora, migrantes ou descendentes de migrantes, de diversas proveniências e origens, com diferentes histórias de entrada no Islão, focando a sua agência na sua auto-representação, através tanto da sua produção artística, como da sua presença online (NTI e web 2.0). A diversidade das produtoras culturais e das suas formas de expressão visa ser demonstrativa da diversidade existente no Islão e anular estereótipos orientalistas (Saïd, 1979) que se lhes queiram impor.

Palavras-chave : Mulheres; hip hop; Islão; esfera pública.

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