SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.spe2019The river becomes the mediator: urban river restoration creating new spaces for intercultural dialogue and mediationMemory as an interculturality booster in Maputo, through the preservation of the colonial statuary author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Comunicação e Sociedade

Print version ISSN 1645-2089On-line version ISSN 2183-3575

Abstract

ARAUJO, Cláudia. Vozes de mulheres em diáspora: hip hop, spoken word, Islão e web 2.0. Comunicação e Sociedade [online]. 2019, vol.spe2019, pp.213-230. ISSN 1645-2089.  https://doi.org/10.17231/comsoc.0(2019).3070.

Este trabalho foca-se na produção artística de quatro artistas muçulmanas em diáspora - Poetic Pilgrimage, Alia Sharrief, Hanouneh e Alia Gabres - nos géneros hip hop e spoken word, com vista a analisar se as suas práticas culturais podem ser consideradas formas de ativismo político, cívico e social, com o potencial de alargar ou criar esferas públicas alternativas (Fraser, 1990). Articula uma forma de produção musical frequentemente associada ao Islão - o hip hop (Alim, 2005; Miah & Kalra, 2008) -, com uma prática artística de escrita e recitação de poesia, o spoken word, produzidas por mulheres muçulmanas em diáspora, migrantes ou descendentes de migrantes, de diversas proveniências e origens, com diferentes histórias de entrada no Islão, focando a sua agência na sua auto-representação, através tanto da sua produção artística, como da sua presença online (NTI e web 2.0). A diversidade das produtoras culturais e das suas formas de expressão visa ser demonstrativa da diversidade existente no Islão e anular estereótipos orientalistas (Saïd, 1979) que se lhes queiram impor.

Keywords : Mulheres; hip hop; Islão; esfera pública.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License