SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34The discursive construction of collective narratives on Portuguese national identity: homogeneity or diversity?Reasons and circumstances that lead to the non- use of media by young people and their families author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Comunicação e Sociedade

Print version ISSN 1645-2089On-line version ISSN 2183-3575

Abstract

KIELING, Camila Garcia. Como se escreve “liberdade”?: Narrativas sobre a revolução de 25 de Abril de 1974 na imprensa brasileira. Comunicação e Sociedade [online]. 2018, vol.34, pp.343-365. ISSN 1645-2089.  https://doi.org/10.17231/comsoc.34(2018).2953.

Este artigo propõe uma recomposição da intriga de narrativas sobre a Revolução de 25 de Abril de 1974 em Portugal a partir da cobertura de dois jornais brasileiros de referência: o paulistano O Estado de S. Paulo e o carioca Jornal do Brasil. Compreendemos a narrativa jornalística como uma ordenadora do tempo na contemporaneidade, exprimindo uma “circulação generalizada da percepção histórica” (Nora, 1979, p. 180), mobilizada pela emergência de um novo fenômeno: o acontecimento. O incomum golpe de Estado em Portugal mexeu com o imaginário político mundial, reavivando confrontos entre esquerda e direita. Nesse momento, no Brasil, a ditadura militar completava 10 anos e iniciava-se o mandato do quarto presidente integrante das Forças Armadas. As narrativas são analisadas sob diferentes pontos de vista: por meio da organização dos fatos no tempo, da construção das personagens, das projeções para o futuro ou, ainda, da ressignificação do passado.

Keywords : Revolução de 25 de Abril de 1974; imprensa brasileira; narrativa; acontecimento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License