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Comunicação e Sociedade

versão impressa ISSN 1645-2089versão On-line ISSN 2183-3575

Resumo

BORGES, Rovênia  e  AFONSO, Almerindo Janela. Why subaltern language? Yes, we speak Portuguese!: Para uma crítica da colonialidade da língua na mobilidade estudantil internacional. Comunicação e Sociedade [online]. 2018, vol.34, pp.59-72. ISSN 1645-2089.  https://doi.org/10.17231/comsoc.34(2018).2935.

Comunicar fluentemente em língua inglesa, possibilidade vulgarmente associada à condição de classe social e à posse de outros bens posicionais, tornou-se uma das principais vantagens competitivas para participar de programas de estudo e de pesquisa em universidades bem localizadas nos rankings académicos. A nível mais geral, face às desigualdades sociais e educacionais, nomeadamente em Portugal e no Brasil, a hegemonia da língua inglesa constitui um obstáculo para os países de língua portuguesa que investem em políticas de internacionalização para a qualificação avançada de pesquisadores em áreas científicas, nomeadamente naquelas que induzem inovação e trazem mais-valias para a economia do conhecimento. Sob perspetiva comparada, e tendo em conta alguns pressupostos das teorias críticas pós-coloniais, este artigo faz uma reflexão sobre como as políticas da língua inglesa nos países acima referidos contribuem para reforçar desigualdades e desvantagens para muitos candidatos a programas de mobilidade científica internacional.

Palavras-chave : Língua inglesa; Brasil/Portugal; internacionalização; desigualdades; colonialidade.

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