SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32(In)visibilidade de mulheres sem rosto: ética e política em imagens fotográficas de Teresa MargollesEsquecer Bárbara Virgínia? Uma cineasta precursora entre Portugal e o Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Comunicação e Sociedade

versión impresa ISSN 1645-2089versión On-line ISSN 2183-3575

Resumen

WANDERLEY, Olga da Costa Lima. “Nem aqui nem lá”: rastros do feminino nas fotoperformances de Ana Mendieta. Comunicação e Sociedade [online]. 2017, vol.32, pp.305-317. ISSN 1645-2089.  https://doi.org/10.17231/comsoc.32(2017).2763.

Este artigo aborda as questões acionadas pelo trabalho da artista cubana-americana Ana Mendieta, que tem grande parte da sua obra composta por performances elaboradas exclusivamente para a câmera e pelo que a própria artista denominou como earth-body-works. Através das suas estratégias de representação baseadas no desaparecimento do corpo feminino, Mendieta chama a nossa atenção para as violências e apagamentos legitimados por meio do estabelecimento de identidades fixas - étnicas e de gênero - no interior dos discursos hegemônicos de poder. Serão exploradas as noções de performance como instrumento para transmissão de conhecimento e memória cultural, de performatividade como fator constitutivo das categorias de identidade e, ainda, de arquivo, repertório e acontecimento ao vivo no esforço de problematizar como as temáticas do exílio e do feminino, regulares na arte de Mendieta, atingem uma dimensão profundamente política a partir das suas proposições artísticas que integram a fotografia com a arte performática.

Palabras clave : Ana Mendieta; fotografia; feminilidade; performance; performatividade.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons