SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue2Some Proposals for the amendment of the Legal Framework of the Energy Efficiency of BuildingsSome problems for the protection of fundamental rights in the jurisprudence of the Court of Justice of the European Union: the Viking and Laval cases author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


e-Pública: Revista Eletrónica de Direito Público

On-line version ISSN 2183-184X

Abstract

BRITO, Miguel Nogueira de. Parlamentarismo e Brexit, Parte I. e-Pública [online]. 2020, vol.7, n.2, pp.283-304. ISSN 2183-184X.

Neste artigo, o primeiro de dois sobre o Brexit e o parlamentarismo britânico, apresenta-se uma síntese dos momentos essenciais do percurso da relação sempre problemática entre o Reino Unido e a União Europeia, que certamente se iniciou muito antes do referendo de 23 de junho de 2016 e se prolongará muito para além de 31 de janeiro de 2020, data da saída formal do Reino Unido da União Europeia. O Brexit é aqui encarado como um caso de sonambulismo político, num duplo sentido: por um lado, a saída do Reino Unido da União Europeia é um resultado não desejado pelo político que o promoveu, o então Primeiro-ministro David Cameron, e pela generalidade das elites políticas e económicas britânicas; por outro lado, o carácter inesperado do resultado do referendo de 2016 mostra bem o distanciamento entre essas elites e a realidade política e económica do país.

Keywords : Brexit; parlamentarismo; União Europeia; constitucionalismo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )