SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1Significado e alcance da «suspensão» do exercício de direitos fundamentais na declaração de estado de emergênciaResponsabilidade civil extracontratual do Estado e(m) estado de emergência: dez breves notas índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


e-Pública: Revista Eletrónica de Direito Público

versão On-line ISSN 2183-184X

Resumo

MARTINS, Ana Maria Guerra. O Impacto da COVID 19 nos Direitos Humanos: A resposta da Convenção Europeia dos Direitos Humanos. e-Pública [online]. 2020, vol.7, n.1, pp.153-169. ISSN 2183-184X.

A epidemia covid-19 trouxe inúmeros desafios ao nível das eventuais respostas que o Direito tem de estar preparado para dar. O Direito Internacional dos Direitos Humanos não é exceção, nele se destacando a Convenção Europeia dos Direitos Humanos. Depois da colocação do problema, o presente texto procura saber se o regime das restrições e derrogações de direitos contido na Convenção Europeia dos Direitos Humanos é suscetível de ser aplicado no atual contexto de crise de saúde pública. Ao mesmo tempo, ainda se analisa o eventual papel que o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos poderá vir a ter no controlo das medidas estaduais que foram adotadas para combater a epidemia covid-19.

Palavras-chave : Crise epidémica; restrições de direitos; derrogações de direitos; Convenção Europeia dos Direitos Humanos; Tribunal Europeu dos Direitos Humanos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )