SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2Medidas cautelares na arbitragem internacional de investimentoA “cláusula da nação mais favorecida”: evolução interpretativa quanto à sua aplicação aos mecanismos de resolução de litígios índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


e-Pública: Revista Eletrónica de Direito Público

versão On-line ISSN 2183-184X

Resumo

VAZ PINTO, Filipe  e  GRANADEIRO, Joana. Balanço das arbitragens no setor das energias renováveis: Lições para Portugal. e-Pública [online]. 2019, vol.6, n.2, pp.73-113. ISSN 2183-184X.

O presente artigo propõe-se apresentar uma visão global dos incentivos regulatórios aprovados em Espanha, na República Checa e em Itália para promover a produção de energia a partir de fontes renováveis, bem como das medidas que foram subsequentemente aprovadas no sentido de remover uma parte ou a totalidade dos mesmos, e, finalmente, as arbitragens que foram depois iniciadas contra os Estados pelos investidores estrangeiros que haviam realizado investimentos nos seus territórios. Nas conclusões, os autores procuram identificar linhas comuns e divergentes na jurisprudência arbitral analisada e delas retirar lições sobre a forma de regulação do setor das renováveis em Portugal.

Palavras-chave : arbitragem internacional; energia; energias renováveis; proteção do investimento estrangeiro.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )