SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número3Concurso Público e Causas Legítimas de Inexecução de Sentença: Dever de Indemnizar por parte da Entidade Adjudicante?A Economia Comportamental e os nudges em contextos de escassez acentuada índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


e-Pública: Revista Eletrónica de Direito Público

versão On-line ISSN 2183-184X

Resumo

SILVEIRA, João Tiago. Problemas habituais de legística na preparação e redação de leis e regulamentos. e-Pública [online]. 2018, vol.5, n.3, pp.134-158. ISSN 2183-184X.

O presente artigo pretende aborda alguns problemas habituais na preparação e redação de leis e regulamentos. Após uma nota introdutória, abordam-se os principais problemas em matéria de legística na elaboração de atos normativos para transposição de diretivas e execução de regulamentos da União Europeia. Depois, foca-se o problema da escolha de elaborar um ato normativo e a sua eventual desnecessidade. Em seguida abordam-se problemas de legística formal relativos i) ao discurso e à linguagem dos atos normativos, ii) à preservação da segurança jurídica e iii) à clareza do texto normativo.

Palavras-chave : Legística; redacção legislativa; better regulation; ato legislativo; lei; regulamento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )