SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 issue3In Search of ConservatismCommentary on James Allan’s “Informal Constitutionalism and the Role of Politics” author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


e-Pública: Revista Eletrónica de Direito Público

On-line version ISSN 2183-184X

Abstract

ALLAN, James. Constitucionalismo Informal e o Papel da Política . e-Pública [online]. 2018, vol.5, n.3, pp.59-75. ISSN 2183-184X.

O autor começa por considerar a natureza do constitucionalismo e a melhor forma de entender esse conceito, argumentando que se trata de bloquear as coisas e optar (comparativamente falando) pela certeza em detrimento da flexibilidade. Em seguida, considera quão próxima esta noção se encontra do paternalismo e levanta a possibilidade de uma constituição sem uma carta de direitos escrita, ao estilo australiano. Depois, volta-se para o constitucionalismo informal que se mostra mais óbvio numa constituição não escrita ao estilo da Nova Zelândia ou do género de soberania parlamentar. O artigo termina com a análise do papel da política no constitucionalismo, quer nas variedades escritas como nas não escritas.

Keywords : constitucionalismo; paternalismo; constitucionalismo informal e não escrito; cartas de direitos; soberania parlamentar; convenções; ascensão do poder judicial.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )