SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 issue2Multi-Disciplinary Partnerships In The Portuguese Legal Order And The European Legal Framework: The Different Optinons And Deonotological Questions Raised author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


e-Pública: Revista Eletrónica de Direito Público

On-line version ISSN 2183-184X

Abstract

ESCHER, Ana. Uma Questão de Princípio: O Princípio da Autonomia Local. e-Pública [online]. 2018, vol.5, n.2, pp.117-137. ISSN 2183-184X.

O artigo propõe uma releitura do imperativo constitucional da autonomia local que se desenvolve a partir da premissa de o enunciado do artigo 6.º CRP, relativo à autonomia local, conter uma norma de princípio. Os problemas resultantes de uma aparente abertura semântica são reconduzidos à abertura da previsão da norma de princípio - deslocamento da questão para uma situação de concorrência normativa. Esta situação resulta do enunciado plural do artigo 6.º, do qual decorrem várias normas de princípio, unidas por um pressuposto de previsão comum, o que permite identificar, logo no plano abstracto, o conflito entre a norma de princípio da autonomia local e a norma de princípio da unidade do Estado. Através da utilização crítica de um case study o conflito é identificado e resolvido, agora em concreto, mediante o método da ponderação. As consequências desta operação são contrapostas ao enquadramento clássico da autonomia local enquanto garantia institucional.

Keywords : Autonomia local; norma de princípio; garantia institucional; colisão normativa; ponderação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )