SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número3(Re)ordenamento florestal: Alguns instrumentos de conformação da ocupação florestal em PortugalO artigo 113.º, n.º 2, do Código dos Contratos Públicos: novo regime, nova era índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


e-Pública: Revista Eletrónica de Direito Público

versión On-line ISSN 2183-184X

Resumen

RODRIGUES, Renata  y  MONTEIRO, Suyene. Análise de alguns pontos controversos da legislação florestal brasileira. e-Pública [online]. 2017, vol.4, n.3, pp.61-76. ISSN 2183-184X.

O Código Florestal Brasileiro em vigor, sancionado em 2012, traz em seu texto mais do que um conjunto de normas a respeito do patrimônio florestal brasileiro, mas um histórico de consolidação de paradigmas e a consequente superação dos mesmos que, em alguns momentos, mostrou-se inadequado ao sistema de proteção que o Direito Constitucional e Ambiental brasileiros determinam. A partir deste contexto, o presente trabalho buscou analisar alguns pontos controversos da legislação em vigor, que vão desde a sua nomenclatura, até as incoerências com o sistema de defesa do meio ambiente ao qual se coaduna. Para tanto, analisou-se a legislação em comento, bem como seu desenrolar histórico, e, partir do paralelo entre o texto da lei e doutrina, percebeu-se que muitas das alterações pretendidas pela legislação em vigor contrariam princípios do Direito constitucional e ambiental brasileiro, embora favoreçam o agronegócio.

Palabras clave : Código Florestal Brasileiro; Natureza Jurídica do Código Florestal; Retrocesso Ambiental.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )