SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número2A experiência e qualificações do pessoal encarregado da execução do contrato como fator de densificação do critério de adjudicaçãoProteção Ambiental das Áreas Globais Comuns índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


e-Pública: Revista Eletrónica de Direito Público

versão On-line ISSN 2183-184X

Resumo

MOREIRA, José Azevedo. A relevação dos impedimentos no Código dos Contratos Públicos. e-Pública [online]. 2017, vol.4, n.2, pp.121-144. ISSN 2183-184X.

O presente artigo incide sobre o regime da relevação de impedimentos no Código dos Contratos Públicos. Após algumas observações gerais sobre a introdução do conceito de self-cleaning no sistema português dos impedimentos, procura-se no artigo essencialmente fornecer algumas coordenadas para a determinação do sentido dos critérios de relevação previstos no novo artigo 55.º-A do CCP. É ainda comentada, de forma sumária, a opção legislativa por um modelo de apreciação descentralizada e casuística dos pedidos de relevação.  Sumário: 1. Impedimentos e self-cleaning; 2. Self-cleaning no contexto legal português; 3. Breve referência ao n.º 1 do artigo 55.º-A; 4. O critério de relevação; 4.1. A formulação legal do critério; 4.2. As finalidades dos impedimentos; 4.3. O enunciado de medidas de self-cleaning; a) Ressarcimento de danos; b) Esclarecimento dos factos; c) Medidas técnicas, organizativas e de pessoal; 4.4. A gravidade da infração inabilitante; 5. Insusceptibilidade de relevação de sanções impeditivas; 6. Avaliação casuística; 7. Nota final.

Palavras-chave : Contratação pública; Código dos Contratos Públicos; Diretiva 2014/24/UE; Impedimentos; Motivos de exclusão; Relevação dos impedimentos; Self-cleaning.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )