SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número1A Contenção Judicial é uma Questão de Linhas de Demarcação ou de Deferência Democrática?: Um Comentário a "Justiça Destogada" de Stavros TsakyrakisComentário ao artigo “Tribunais Constitucionais e Crise Económica” de Andrea Morrone índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


e-Pública: Revista Eletrónica de Direito Público

versão On-line ISSN 2183-184X

Resumo

MORRONE, Andrea. Tribunais Constitucionais e crise económica. e-Pública [online]. 2017, vol.4, n.1, pp.87-102. ISSN 2183-184X.

O ensaio discute a função dos Tribunais Constitucionais e Europeus durante a crise económica. Analisa três casos de estudo: 1) conflitos de soberania na Europa; 2) conflitos relativos à legislação nacional anticrise e ao cumprimento do Tratado de Nice; 3) conflitos internos sobre a constitucionalidade da legislação nacional anticrise. Defende-se que a jurisprudência constitucional, em casos difíceis, se depara com uma questão de “dupla fidelidade”: escolher entre a salus rei publicae envolvida nas medidas de austeridade adotadas pelo governo (e eventualmente comprimir os direitos fundamentais e a autonomia regional e local) e a proteção dos princípios constitucionais e direitos fundamentais (assim, sacrificando a salus rei publicae).

Palavras-chave : Jurisprudência da crise; tribunais constitucionais; direito da Euro-crise; controlo jurisdicional de direitos sociais.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )