SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número1A Justiça sem Toga: Controlo Jurisdicional das Medidas de Austeridade em PortugalTribunais Constitucionais e crise económica índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


e-Pública: Revista Eletrónica de Direito Público

versão On-line ISSN 2183-184X

Resumo

RIBEIRO, Gonçalo de Almeida. A Contenção Judicial é uma Questão de Linhas de Demarcação ou de Deferência Democrática?: Um Comentário a "Justiça Destogada" de Stavros Tsakyrakis. e-Pública [online]. 2017, vol.4, n.1, pp.76-86. ISSN 2183-184X.

Impulsionado pelo Ensaio de Stavros Tsakyrakis ‘Justica Destogada', este Comentário desenvolve um argumento contra uma teoria do controlo judicial que reparte a competência entre o poder legislativo e o jurisdicional segundo critérios materiais ou objectivos (direitos civis versus direitos sociais e questões de princípio versus questões de políticas) e favorável a uma concepção que convida as jurisdições constitucionais a reconhecer liberdade de conformação do legislador por respeito ao princípio democrático.

Palavras-chave : Categorias de Direitos; Princípios e Políticas; Legitimidade Judicial; Deferência Democrática; Níveis de Escrutínio.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )