SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número340 anos de “Utilização da Informática”: O artigo 35.º da Constituição da República PortuguesaA unidade do Direito Administrativo Global índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


e-Pública: Revista Eletrónica de Direito Público

versão On-line ISSN 2183-184X

Resumo

CALDEIRA, Marco. Nos 40 anos da Constituição: Maturidade ou decrepitude do sistema político?. e-Pública [online]. 2016, vol.3, n.3, pp.100-119. ISSN 2183-184X.

Ao fim de quarenta anos, é altura de fazer um balanço sobre o que tem sido a aplicação da Constituição da República Portuguesa de 1976, no que ao sistema político diz respeito. Apesar das várias críticas que possam ser-lhe endereçadas e de a qualidade da nossa democracia se encontrar inegavelmente degradada, não é certo que a culpa desse fenómeno seja imputável à Constituição ou que seja uma qualquer revisão constitucional a lograr reconciliar os cidadãos com o regime democrático. Ao invés, afigura-se que as principais ameaças à democracia provêm hoje de fontes externas à Constituição, reclamando uma nova abordagem para lidar com a “debilidade da política” num Estado cada vez menos soberano e cada vez mais endividado, sem capacidade de decisão autónoma.

Palavras-chave : sistema político; revisão constitucional; semipresidencialismo; freios e contrapesos; democracia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )