SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número2As sentenças de interpretação conforme à Constituição: Análise dos limites jurídico-funcionais do Tribunal Constitucional nas relações com as demais jurisdiçõesArbitragem administrativa: O papel conferido ao Ministério Público no processo arbitral índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


e-Pública: Revista Eletrónica de Direito Público

versión On-line ISSN 2183-184X

Resumen

CONDE, Edmilson Wagner dos Santos. Breves reflexões sobre a Responsabilidade Civil das Entidades Reguladoras: em especial, o caso do Banco de Portugal. e-Pública [online]. 2016, vol.3, n.2, pp.259-276. ISSN 2183-184X.

É no domínio da supervisão que se colocam os principais problemas relacionados com falhas de controlo da actuação bancária. Assim, o presente trabalho tem como objectivo analisar a possibilidade de se responsabilizar civilmente o Banco de Portugal, os titulares dos seus órgãos ou, até, em última análise, o Estado quando através de acções ou omissões, o Banco de Portugal provoque danos a terceiros.

Palabras clave : Responsabilidade civil do Banco de Portugal; culpa; ilicitude; nexo de causalidade; beneficiários de indemnização por actuação lesiva do Banco de Portugal.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )