SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número2Who is out do estatuto de Refugiado e de Protecção Subsidiária?: As Cláusulas de Exclusão à luz da Directiva Qualificação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


e-Pública: Revista Eletrónica de Direito Público

versión On-line ISSN 2183-184X

Resumen

DUARTE, Francisco de Abreu. A Responsabilidade de Proteger (R2P) e a Crise Síria dos Refugiados: Uma oportunidade perdida?. e-Pública [online]. 2016, vol.3, n.2, pp.63-83. ISSN 2183-184X.

O presente trabalho elabora acerca do conceito de Responsabilidade de Proteger (R2P) e a sua aplicabilidade na recente crise humanitária Síria. Através de uma análise do conflito, são postos em prática os requisitos teóricos da doutrina, indagando da sua existência como norma emergente de direito costumeiro internacional. É elaborada uma crítica à doutrina em face das razões que impediram que fosse usada na crise dos refugiados da guerra civil Síria, defendendo que não existe nada de normativamente novo na sua génese, antes resultando de normas já existentes no Direito Internacional. Argumenta-se antes que o verdadeiro ponto forte da teoria se encontra no seu carácter didáctico/pedagógico e na sua simplicidade conceptual, que pode ser usada como garantia de uma maior coercibilidade de normas já existentes.

Palabras clave : Responsabilidade de Proteger; Intervenção Humanitária; Refugiados; Síria; Direito Internacional.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )