SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número1A responsabilidade civil da Administração por atos administrativos afetados por vícios externos e a eventual relevância negativa do comportamento lícito alternativoO Ministério Público no atual contencioso administrativo português índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


e-Pública: Revista Eletrónica de Direito Público

versão On-line ISSN 2183-184X

Resumo

CONDE, Edmilson Wagner dos Santos. Algumas reflexões sobre o artigo 163.º, n.º 5 do CPA: o «novo» princípio do aproveitamento do acto administrativo. e-Pública [online]. 2016, vol.3, n.1, pp.146-164. ISSN 2183-184X.

Este artigo tem como objectivo principal reflectir sobre a forma como o princípio do aproveitamento do acto administrativo, tal como consagrado no n.º 5 do artigo 163.º do CPA, opera perante as várias circunstâncias e condições - previstas nas várias alíneas do preceito - que justificam o afastamento do efeito anulatório. Dando especial ênfase ao modo como este princípio se opera perante (i) actos vinculados, (ii) actos cuja discricionariedade se encontra reduzida a zero, (iii) regras de forma e procedimento e (iv) actos discricionários.

Palavras-chave : princípio do aproveitamento do acto administrativo; actos vinculados; actos cuja discricionariedade se encontra reduzida a zero; regras de forma e procedimento; actos discricionários.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )