SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 issue1Breves notas sobre os regimes especiais de tutelar cautelar no Código de Processo nos Tribunais Administrativos revistoSome reflections on article 163 (5) of the Administrative Procedure Code: the «new» principle of the preservation of administrative acts author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


e-Pública: Revista Eletrónica de Direito Público

On-line version ISSN 2183-184X

Abstract

FERNANDES, Débora Melo. A responsabilidade civil da Administração por atos administrativos afetados por vícios externos e a eventual relevância negativa do comportamento lícito alternativo. e-Pública [online]. 2016, vol.3, n.1, pp.124-145. ISSN 2183-184X.

No presente artigo aborda-se a temática da responsabilidade civil da Administração pela prática de atos administrativos em violação de normas formais, procedimentais ou orgânicas. A análise a que aqui se procede parte da constatação de que, na quase totalidade das vezes em que foi chamado a pronunciar-se sobre o tema, o Supremo Tribunal Administrativo concluiu pela exoneração da responsabilidade da Administração pelos danos resultantes de tais atos, com fundamento na circunstância de que o ato anulado, depurado do vício externo que o afeta, seria renovável, não exigindo, porém, que o ato tenha sido efetivamente renovado nem que ainda o possa vir a ser. Através do presente artigo, a Autora indaga se se afigura de iure condito possível, e em que medida, responsabilizar a Administração por danos decorrentes da emissão de atos administrativos afetados por vícios externos, bem como procura identificar as situações e condições em que poderá ser conferida relevância negativa a um comportamento lícito alternativo da Administração, consubstanciado na renovação hipotética ou efetiva do ato administrativo anulado.

Keywords : responsabilidade civil da Administração; atos administrativos afetados por vícios externos; relevância negativa do comportamento lícito alternativo; normas de proteção; dano autónomo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )