SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número3Direito Administrativo Global: um novo ramo do Direito ou a demanda de um Gral académico - Um comentário a Ana Gouveia MartinsInteresse Público (Normativo) Global e Legitimidade: Um comentário a Gabriel Bibeau-Picard índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


e-Pública: Revista Eletrónica de Direito Público

versão On-line ISSN 2183-184X

Resumo

PICARD, Gabriel B.. Legalidade e legitimidade no direito administrativo global. e-Pública [online]. 2015, vol.2, n.3, pp.215-229. ISSN 2183-184X.

Adoptando uma abordagem sistemática, este artigo esboça três formas de questionar a legitimidade do DAG. Nessa medida, distingue-se entre formas jurídicas, liberais e democráticas de legitimidade e analisa-se a sua aplicação ao DAG. O argumento a que se recorre consiste em defender a existência de uma conexão necessária entre legalidade e legitimidade, e que a legitimidade do DAG é conceptualmente problemática. Não se pretende, contudo, impedir futuras investigações sobre o tema; porém, não podemos fazê-lo sem uma teoria jurídica abrangente de governança global. Na secção final, a abordagem pragmática do DAG é comparada com uma ambição mais ampla de o constitucionalismo global fornecer uma narrativa abrangente do direito internacional contemporâneo.

Palavras-chave : Direito Administrativo Global; Legalidade; Legitimacy; Constitucionalismo; Direito Público.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )