SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número3Actores Privados e práticas públicas no Direito Administrativo globalDireito Administrativo Global: um novo ramo do Direito ou a demanda de um Gral académico? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


e-Pública: Revista Eletrónica de Direito Público

versión On-line ISSN 2183-184X

Resumen

RAIMUNDO, Miguel Assis. "Actores Privados e Práticas Públicas no Direito Administrativo global" Comentário a Rebecca Schmidt. e-Pública [online]. 2015, vol.2, n.3, pp.169-178. ISSN 2183-184X.

O presente comentário aborda dois tópicos centrais do artigo comentado. O primeiro é o conceito de “publicidade” (no sentido da qualidade do que é público) e o seu reverso conceito de “privacidade” (a qualidade do que é privado) que subjazem ao texto de Rebecca Schmidt; a este propósito, coloca-se a questão de saber se podemos, ou devemos, presumir que o Direito privado é incapaz de responder aos objectivos normativos fixados pela Autora. O segundo tópico apresenta algumas dúvidas e observações relacionadas com a inovação da “abordagem focada nas práticas”, utilizada pela Autora como método para determinar que entidades e actos devem ser considerados “públicos” para efeitos de aplicação dos princípios do Direito Administrativo Global.

Palabras clave : Distinção Público-Privado; Governança Global; Actores Privados; Práticas Públicas; GlobalGAP.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )