SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número1O contexto particular dos contratos públicos do sector da defesa no mercado interno europeuA Garantia do Existente no Direito do Urbanismo: uma tentativa de salvação índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


e-Pública: Revista Eletrónica de Direito Público

versão On-line ISSN 2183-184X

Resumo

COSTA, Carlos Filipe Fernandes de Andrade. Ordens Profissionais: Associações De Empresas? (O Caso Particular Da Ordem Dos Advogados). e-Pública [online]. 2015, vol.2, n.1, pp.69-98. ISSN 2183-184X.

Num primeiro momento aludimos brevemente à natureza e regime jurídico aplicável às associações públicas no ordenamento jurídico português, mormente em virtude da recente entrada em vigor da Lei n.º 2/2013, de 10 de Janeiro, que estabelece, com natureza imperativa e valor paramétrico face aos Estatutos das corporações, o regime jurídico de criação, organização e funcionamento das associações públicas profissionais já criadas ou em processo legislativo de criação, uniformizando legislação nacional e comunitária aplicável. Em sentido idêntico, propomo-nos analisar criticamente a vasta e pretoriana jurisprudência do Tribunal de Justiça da União Europeia, com especial enfoque para o célebre acórdão Wouters, superiormente responsável pela necessidade de reconsideração da natureza jurídica das ordens profissionais. Por fim promovemos um confronto das exposições então já realizadas sobre a qualificação jurídica das associações públicas profissionais nos contextos nacional e comunitário, assinalando os principais desafios e preocupações que nos devem envolver num futuro próximo.

Palavras-chave : associação pública; ordem profissional; ordem dos advogados; empresa; associação de empresas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )