SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número1Ordens Profissionais: Associações De Empresas? (O Caso Particular Da Ordem Dos Advogados) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


e-Pública: Revista Eletrónica de Direito Público

versão On-line ISSN 2183-184X

Resumo

FERREIRA, Durval Tiago. O contexto particular dos contratos públicos do sector da defesa no mercado interno europeu. e-Pública [online]. 2015, vol.2, n.1, pp.57-68. ISSN 2183-184X.

O presente artigo refere-se ao papel preponderante que os contratos públicos no sector da defesa assumem na prossecução do mercado interno europeu, evidenciando o conjunto de especificidades que os caracterizam, resultantes da própria natureza dos bens militares e dos serviços que lhe estão conexos. Estas particularidades do sector da defesa têm sido reconhecidas desde a fundação da Comunidade, através de um regime derrogatório consagrado no Tratado, a que corresponde, na actualidade, o art.º 346 do TFUE. Faz ainda uma breve referência ao regime previsto para estes contratos nas novas directivas relativas à contratação pública, aprovadas no início do presente ano. E conclui-se que, fruto da resistência dos Estados-Membros em abrirem mão de um dos seus mais poderosos instrumentos de soberania, as instâncias europeias têm ainda um longo caminho pela frente na consolidação de um verdadeiro mercado comum no sector da defesa.

Palavras-chave : contratos públicos; sector da defesa; mercado interno; soberania; Estados-Membros.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )