SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número3O Reconhecimento de Direitos Sociais Transnacionais pelo Tribunal de Justiça Através da Reformulação das Políticas de Bem-Estar dos Estados-MembrosO efeito horizontal da Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia: da integração do mercado em direcção à justiça social? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


e-Pública: Revista Eletrónica de Direito Público

versión On-line ISSN 2183-184X

Resumen

LANCEIRO, Rui Tavares. O Reconhecimento de Direitos Sociais Transnacionais pelo Tribunal de Justiça Através da Reformulação das Políticas de Bem-Estar dos Estados-Membros: Um comentário a Lena Boucon. e-Pública [online]. 2014, vol.1, n.3, pp.164-173. ISSN 2183-184X.

O presente artigo representa a versão escrita do comentário apresentado durante a Lisbon International Conference on Social Rights quanto ao texto “The European Court of Justice Recognition of Cross-border Welfare Rights through the Reshaping of Member States' Welfare Policies” apresentado por Lena Boucon. O presente artigo começa por apresentar brevemente esse texto e a sua importante contribuição para o estudo da jurisprudência do TJUE sobre o acesso de cidadãos da UE não nacionais a prestações sociais de Estados-Membros. No entanto, algumas críticas podem ser feitas quanto à terminologia e à metodologia utilizadas. O texto também pode ser criticado por apresentar uma análise incompleta dos dados e por deixar algumas importantes questões por responder.

Palabras clave : direitos sociais transfronteiriços; políticas sociais nacionais; jurisprudência do TJUE; livre circulação de trabalhadores; não discriminação.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )