SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número3Os direitos sociais como compromissosMedidas de austeridade em julgamento: da compatibilidade das medidas de austeridade com a Convenção Europeia dos Direitos Humanos índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


e-Pública: Revista Eletrónica de Direito Público

versão On-line ISSN 2183-184X

Resumo

FERRAZ, Octavio Luiz Motta. A segunda declaração de direitos brasileira: motivo para celebração?. e-Pública [online]. 2014, vol.1, n.3, pp.99-120. ISSN 2183-184X.

A Constituição brasileira de 1988 estabeleceu um extenso catálogo de direitos fundamentais e consagrou, como princípios fundamentais e objetivos da nova República Brasileira, a cidadania, a dignidade da pessoa humana e a construção de uma sociedade livre, justa e solidária, em que a pobreza deve ser eliminada, as desigualdades reduzidas e o bem-estar de todos deve ser promovido sem discriminação. Mas quão largo é o fosso entre as promessas de cidadania social e económica da Constituição Cidadã e a vida real da população brasileira? Apesar de problemas significativos de qualidade, eficiência e falta de investimento, os dados quantitativos, ainda que imperfeitos, indicam que os serviços públicos e o sistema de benefícios no Brasil, em larga medida criados pela Constituição, melhoraram, muitas vezes de modo significativo, o bem-estar da população brasileira nas últimas duas décadas.

Palavras-chave : Constituição brasileira de 1988; direitos sociais e económicos; efetividade constitucional; sham constitutions; Índice de Satisfação de Direitos Sociais e Económicos.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )