SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 issue2The new statute of private schools: a new paradigm in autonomy and regulationFundamental right to education, educational market and public procurement author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


e-Pública: Revista Eletrónica de Direito Público

On-line version ISSN 2183-184X

Abstract

CABRAL, Margarida Olazabal  and  BESSA, Ana Rita. Sobre Autonomia das Escolas Públicas. e-Pública [online]. 2014, vol.1, n.2, pp.98-114. ISSN 2183-184X.

A autonomia das escolas públicas tem sido amplamente discutida, nas mais diversas perspetivas, e parece ser uma ideia consensual. No entanto, se analisarmos a realidade somos levados a concluir que as nossas escolas não são verdadeiramente autónomas. Neste trabalho procuram-se perceber as razões que levam a que assim seja, e defende-se um conceito de autonomia baseado na ideia de atribuição, através de contrato, de efetivos poderes às escolas que lhes permitam prosseguir um projeto próprio que as diferencie umas das outras. Esta visão determina que as funções do Estado, em especial do Ministério da Educação e Ciência (e a sua própria orgânica), devam ser repensadas. Apontam-se algumas das dificuldades que se colocam a uma efetiva autonomia, e sugerem-se caminhos possíveis para as superar.

Keywords : serviço público de educação; escolas; autonomia; descentralização; desconcentração.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )