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Tourism & Management Studies

versão impressa ISSN 2182-8458versão On-line ISSN 2182-8466

Resumo

COELHO, Mariana de Freitas  e  GOSLING, Marlusa de Sevilha. Experiência Turística Memorável: proposição e teste de escala. TMStudies [online]. 2018, vol.14, n.4, pp.15-24. ISSN 2182-8458.  http://dx.doi.org/10.18089/tms.2018.14402.

O objetivo desse artigo foi propor e testar uma escala destinada a avaliar Experiências Turísticas Memoráveis (MTE). Elaborou-se um instrumento inicialmente contendo 49 itens testados, organizados em 12 dimensões: Ambiente, Cultura, Relacionamento com Acompanhante, Relacionamento com Turistas, Relacionamento com pessoas Locais, Novidade, Emoções, Sonho, Significância, Renovação, Hedonismo e Envolvimento. A coleta de dados incluiu um survey com 1193 brasileiros com hábito de viagem e idade superior a 18 anos. Os dados foram analisados quantitativamente via Modelagem de Equações Estruturais. A Análise Fatorial Exploratória foi seguida de testes estatísticos da Análise Fatorial Confirmatória. Os resultados indicam que a escala demonstra-se confiável e válida para o estudo de MTEs para a amostra estudada. Comprovou-se a multidimensionalidade da MTE, mas Hedonismo e Envolvimento não são dimensões apropriadas, ao menos no estudo proposto. Logo, confirmou-se a validade de uma nova escala de MTE composta por 35 itens e 10 dimensões que são relativas ao construto de segunda ordem.

Palavras-chave : Dimensões da experiência turística memorável; ambiente e cultura; relações interpessoais; dimensão psicológica; análise fatorial confirmatória.

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