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Tourism & Management Studies

versão impressa ISSN 2182-8458versão On-line ISSN 2182-8466

Resumo

MEACCI, Luca  e  LIBERATORE, Giovanni. Um modelo baseado nos sentidos para turismo experiencial. TMStudies [online]. 2018, vol.14, n.4, pp.7-14. ISSN 2182-8458.  https://doi.org/10.18089/tms.2018.14401.

Uma experiência pode ser definida como o estímulo desencadeado pela faculdade de sentir do coração e da mente. Os sentidos desempenham um papel central na nossa percepção do mundo circundante. Portanto, o estudo da dimensão sensorial das experiências turísticas é fundamental para a gestão de visitantes na indústria do turismo. Em particular, estudos recentes mostraram que um destino turístico de sucesso deve atrair turistas através de uma abordagem sistemática baseada em estímulos para todos os sentidos. Neste artigo, fazemos referência à um modelo de critérios multissensoriais aplicado ao destino turístico de Fiesole, Itália, uma cidade localizada em uma das colinas na região de Florença. O nosso objetivo é fornecer uma visão crítica das várias etapas e resultados de um projeto de experiência em turismo. Os resultados mostram que não apenas a coleta de conceitos experienciais dos sentidos do turismo, mas também a ordem lógica expressa pelo processo de experiência são fundamentais. Portanto fornecemos um enquadramento teórico para a origem de um modelo baseado em sentidos, que além de ser um assunto inovador de pesquisa em turismo, pode resultar em uma ferramenta ágil para operadores planejarem, monitorarem, e avaliarem as experiências turísticas.

Palavras-chave : Turismo experiencial; desenho de organização de gerenciamento de destinos (DMO); modelo sensorial.

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