SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2As companhias aéreas de baixo custo e o desenvolvimento dos destinos turísticos: um estudo de caso do aeroporto do Porto, PortugalOs serviços de alimentação e a lealdade na indústria de hospitalidade índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Tourism & Management Studies

versão impressa ISSN 2182-8458versão On-line ISSN 2182-8466

Resumo

FERNANDES, Adriana L.; LAUREANO, Raul M. S.  e  ALTURAS, Bráulio. Organizational Learning in the Hotel Industry: an eclectic instrument of measurement. TMStudies [online]. 2018, vol.14, n.2, pp.16-25. ISSN 2182-8458.  https://doi.org/10.18089/tms.2018.14202.

A aprendizagem organizacional, apesar de ser um tema amplamente discutido na literatura sobre gerenciamento, a informação em torno do mesmo é ainda dispersa em relação a indústria da hotelaria. Este estudo foi realizado com 295 profissionais, dentre eles gerentes e funcionários de hotéis no Brasil e em Portugal, para validar um instrumento de medição da aprendizagem organizacional adequadamente adaptado para a indústria da hotelara e identificar diferenças no grau de eficiência do processo de aprendizagem organizacional entre hotéis de diferentes categorias, e entre gerentes e funcionários. Inicialmente, foi realizada uma validação de conteúdo com representantes da indústria da hotelaria e, posteriormente, uma análise fatorial confirmatória. Como resultado, obtivemos uma escala com 4 fatores e 12 itens, que foi capaz de identificar diferenças no grau de eficiência do processo de aprendizagem organizacional entre profissionais de diferentes hotéis e entre gestores e colaboradores. Há evidências de que a capacidade dos indivíduos e grupos para aprender é encorajada nos hotéis pesquisados, entretanto a aprendizagem organizacional não está sendo alcançada na íntegra neste setor, sendo a parte mais crítica do processo a dimensão de criação e gerenciamento de conhecimento neste setor.

Palavras-chave : Aprendizagem Organizacional; indústria da hotelaria; análise fatorial confirmatória; escala.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons