SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Perfil dos observadores de aves no Parque Natural da Ria FormosaRelação entre recursos intangíveis, capacidades absortivas e desempenho das exportações índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Tourism & Management Studies

versão impressa ISSN 2182-8458versão On-line ISSN 2182-8466

Resumo

SAUR-AMARAL, Irina; SOARES, Raquel Reis  e  PROENCA, João F.. A inovação nos modelos de negócios: rumo a um quadro conceptual. TMStudies [online]. 2018, vol.14, n.1, pp.80-93. ISSN 2182-8458.  https://doi.org/10.18089/tms.2018.14107.

A inovação nos modelos de negócios (BMI) é necessária para ações de empreendedorismo em setores industriais ou nos serviços, incluindo o turismo. O presente artigo foca-se no desenvolvimento do campo teórico de BMI. Realiza-se uma revisão sistemática da literatura com base em 316 artigos válidos para a temática estudada, indexados na ISI Current Contents e publicados entre 2000 e 2015. Os resultados da análise bibliométrica apontam para um aumento significativo no número de artigos, revistas científicas e autores, e ainda para a ausência de revistas científicas e autores especializados, com publicações regulares na área de BMI. A análise temática revela que a área do BMI, embora estudada extensivamente, raramente se carateriza por um efeito cumulativo do conhecimento entre os respetivos autores. A maioria das investigações realizadas têm natureza conceptual ou qualitativa, no entanto poucos constructos foram adequadamente definidos e testados de modo a permitir estudos quantitativos subsequentes. As conclusões apontam para uma evolução limitada no que respeita ao desenvolvimento teórico do campo de BMI. Considera-se que existe a necessidade de adotar os modelos conceptuais já publicados, desenvolver constructos adequados e validar os modelos com dados primários quantitativos e análise estatística avançada.

Palavras-chave : Modelo de negócio; inovação nos modelos de negócios; componentes de modelos de negócio; visualização de conhecimento; mapeamento visual; NVivo.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons