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Tourism & Management Studies

versión impresa ISSN 2182-8458versión On-line ISSN 2182-8466

Resumen

ESTEVAO, Cristina; NUNES, Sara; FERREIRA, João  y  FERNANDES, Cristina. A competitividade do setor do turismo em Portugal: aplicando o diamante de Porter. TMStudies [online]. 2018, vol.14, n.1, pp.30-44. ISSN 2182-8458.  https://doi.org/10.18089/tms.2018.14103.

O sector do turismo destaca-se pela enorme capacidade de crescimento a nível mundial, desempenhando um papel relevante tanto como ferramenta para a competitividade como enquanto motor do desenvolvimento regional. Este perfil decorre não apenas dos seus efeitos multiplicadores, mas também das oportunidades suscetíveis de identificação no âmbito da compensação das disparidades regionais no crescimento e prosperidade. O objetivo desta investigação consiste em avaliar a competitividade das áreas regionais e direções do turismo em Portugal. Utilizamos dados primários (uma amostra de 446 empresas), através de um questionário destinado a empresas que exibem as atividades características da conta satélite da Organização Mundial de Turismo. Através da aplicação do Modelo de Diamante de Porter, alcançamos um modelo conceitual através do recurso à técnica de Partial Least Square - Path Modelling com o objetivo de analisar as relações que se desdobram entre as variáveis determinantes para a competitividade no setor de turismo. Apesar de os resultados retornados serem claros, verificamos também que o encapsulamento da competitividade não se revela uma tarefa fácil, dado o fato de Portugal englobar regiões com características simultaneamente muito variadas e muito específicas.

Palabras clave : Turismo; competitividade; diamante de Porter; área regional de turismo; Portugal.

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