SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Tourism, cultural activities and sustainability in the Spanish Mediterranean regions: a probit approachA competitividade do setor do turismo em Portugal: aplicando o diamante de Porter índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Tourism & Management Studies

versão impressa ISSN 2182-8458versão On-line ISSN 2182-8466

Resumo

PERNA, Fernando; CUSTODIO, Maria João  e  OLIVEIRA, Vanessa. Competitividade de Destinos Turísticos: um Modelo de Aplicação para o sul de Portugal versus as regiões Mediterrânicas de Espanha: COMPETITIVTOUR. TMStudies [online]. 2018, vol.14, n.1, pp.19-29. ISSN 2182-8458.  http://dx.doi.org/10.18089/tms.2018.14102.

A análise da competitividade do destino turístico beneficia de um número crescente de desenvolvimentos teóricos e aplicados. Para apoiar as estratégias de competitividade e apesar da parafernália dos índices de competitividade disponíveis, não há apenas um único conjunto de indicadores que podem ser usados para todos os destinos em todos os momentos. O modelo COMPETITIVTOUR, desenvolvido desde 2009, é aplicado ao sul de Portugal e em relação às regiões mediterrâneas de Espanha, uma área geográfica que agrega 14 províncias, 20,2 milhões de habitantes e 180,1 milhões de dormidas. O objetivo do COMPETITIVTOUR é criar e aplicar um modelo de avaliação territorial, adaptado às especificidades comuns dessas regiões, com o objetivo de orientar a complexa tarefa de gestão da competitividade do destino, com dados de 25 produtores oficiais de informação de Portugal e Espanha. Os resultados são agregados em três tópicos principais: gestão de territórios, mercados e recursos e produtos. Foram identificadas áreas críticas, com ênfase na sazonalidade crescente da procura, na procura do mercado e no ajuste da oferta e preços do alojamento.

Palavras-chave : Destino turístico; competitividade; gestão do território; modelos de avaliação; costa oeste do Mediterrâneo.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons