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Tourism & Management Studies

versão impressa ISSN 2182-8458versão On-line ISSN 2182-8466

Resumo

DINIS, Gorete; COSTA, Carlos  e  PACHECO, Osvaldo. Similaridades e correlação entre as dormidas dos residentes e a informação do Google Trends para Portugal e suas regiões de turismo. TMStudies [online]. 2017, vol.13, n.3, pp.15-22. ISSN 2182-8458.

Ao longo dos últimos anos, tem-se verificado um crescimento exponencial no número de consumidores de turismo que utiliza a Internet como fonte de informação no processo de seleção do destino turístico. O Google Trends é uma ferramenta que disponibilizada dados, quase em tempo real, sobre o interesse das pessoas num determinado tema com base nas tendências de pesquisa. Este artigo demonstra que o Google Trends é uma ferramenta que disponibiliza informação útil e relevante sobre os interesses dos indivíduos em relação aos destinos de turismo doméstico ao nível nacional e regional. Os resultados indicam que as dormidas dos residentes em Portugal nos estabelecimentos hoteleiros estão fortemente correlacionadas com o índice do Google, principalmente em Portugal continental, na região do Alentejo e do Algarve, e que os resultados melhoram quando são incluídos como termos de pesquisa mais nomes de municípios e a marca de turismo nacional ou das regiões de turismo

Palavras-chave : Google Trends; turismo doméstico; dados de pesquisa; Portugal; big data.

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