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Tourism & Management Studies

versão impressa ISSN 2182-8458

Resumo

MARQUES, Carlos Peixeira  e  GUIA, Ana Teresa Bernardo. A influência do género e da ocasião na frequência de consumo de vinho. TMStudies [online]. 2015, vol.11, n.2, pp.226-233. ISSN 2182-8458.  https://doi.org/10.18089/tms.2015.11228.

Este trabalho pretende avaliar de que modo a frequência de consumo de vinho depende do género do comprador e da ocasião a que se destina a compra. Para tal, foi desenvolvido e validado um modelo estrutural que incluiu o conhecimento subjetivo da categoria e as motivações para consumir como variáveis mediadoras. Os dados empíricos foram recolhidos de uma amostra de 523 compradores entrevistados após a compra em grandes superfícies retalhistas de Lisboa e Porto. Os resultados indicam que a frequência de consumo é explicada predominantemente pela ocasião de consumo no contexto de refeição normal, havendo também um efeito muito significativo da motivação por gratificação sensorial. O conhecimento subjetivo revelou-se um elemento fundamental no comportamento do consumidor, quer pela sua influência sobre as motivações, quer pela sua influência sobre a frequência de consumo. Sugere-se que o marketing de vinhos para compradores regulares reforce a perceção de confiança e de eficácia de decisão que costumam ser associadas aos elevados níveis de conhecimento percebido numa categoria de produto.

Palavras-chave : comportamento do consumidor de vinho; conhecimento subjetivo; género; motivações para o consumo de vinhos; ocasião de consumo.

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