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Tourism & Management Studies
versão impressa ISSN 2182-8458
Resumo
LEAL, Carmem Teresa; MARQUES, Carlos Peixeira; MARQUES, Carla Susana e FILHO, Elizomar Braga. A influência do capital intelectual na satisfação laboral: um modelo estrutural aplicado a uma cooperativa de crédito. TMStudies [online]. 2015, vol.11, n.2, pp.219-225. ISSN 2182-8458. https://doi.org/10.18089/tms.2015.11227.
Dado o atual cenário de instabilidade e incerteza dos mercados, a forma como as empresas conduzem e gerem o seu capital intelectual (CI) é crucial. O papel do CI tem vindo a ser destacado como o principal motor de desempenho organizacional, devido à sua centralidade no processo de criação de valor, todavia poucos têm sido os trabalhos que analisaram as relações entre CI e a satisfação laboral. Assim, pretende-se responder à seguinte questão: como as três dimensões do Capital Intelectual (Capital Humano, estrutural e relacional) são percebidas pelos funcionários da cooperativa de crédito em estudo e quais os respetivos efeitos sobre a satisfação laboral? Nesse sentido, foram traçados como objetivos deste trabalho a determinação do tipo de influência que cada dimensão do CI apresenta sobre a satisfação laboral nesta instituição financeira. É apresentado um modelo de equações estruturais que se debruça sobre as relações entre as dimensões do CI - de capital humano, estrutural e relacional - e a satisfação no trabalho. Os dados foram obtidos a partir de um questionário baseado em Bontis (1998) e aplicado a 109 funcionários de uma cooperativa de crédito no Nordeste do Brasil (UNICRED - João Pessoa). Os resultados obtidos sugerem que o capital estrutural tem uma influência sobre a satisfação e desempenhando ainda o papel de mediador entre o capital humano e satisfação laboral. Por outro lado, o capital relacional não exerce nenhuma influência significativa sobre a satisfação.
Palavras-chave : Capital Humano; Capital Estrutural; Capital Relacional; cooperativas de crédito; satisfação laboral.