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Tourism & Management Studies

versão impressa ISSN 2182-8458

Resumo

LEITE, Ramon Silva; LOPES, Humberto Elias Garcia  e  MOORI, Roberto Giro. Relacionamentos colaborativos e desempenho: uma análise sob a perspectiva dos clientes. TMStudies [online]. 2015, vol.11, n.2, pp.112-119. ISSN 2182-8458.  https://doi.org/10.18089/tms.2015.11214.

Dentro da perspectiva do Marketing de Relacionamento, diversos estudos verificaram os efeitos positivos dos relacionamentos de longo prazo para os fornecedores. No entanto, considerando que essa perspectiva prevê uma relação ganha-ganha, os efeitos desses relacionamentos para os clientes foram pouco estudados. O presente estudo procurou verificar, empiricamente, a existência de uma correlação positiva entre relacionamento colaborativo com os fornecedores e desempenho dos clientes (no caso as indústrias de calçados), assim como os antecedentes desse relacionamento. Para isso, foi realizado um survey junto a uma amostra de duzentos e onze indústrias. Os dados coletados passaram por diversas análises, dentre elas a Modelagem de Equações Estruturais. Os resultados comprovaram que a comunicação e o comprometimento influenciam, de forma positiva e significativa, os relacionamentos colaborativos. Verificou-se ainda que relacionamentos colaborativos contribuem para um melhor desempenho dos clientes. Conclui-se que a forma de relacionamento entre as indústrias e seus fornecedores influencia o desempenho delas.

Palavras-chave : Relacionamentos colaborativos; desempenho; comprometimento; confiança; equações estruturais.

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