SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue2Barriers to hotel entrepreneurship: a sector analysisThe psychological determinants of the green consumer author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Tourism & Management Studies

Print version ISSN 2182-8458

Abstract

GOUVEIA, Manuel; ARAGONEZ, Teresa  and  SAUR-AMARAL, Irina. A imagem da Região Centro de Portugal: a perspetiva dos seus residentes. TMStudies [online]. 2015, vol.11, n.2, pp.93-102. ISSN 2182-8458.  https://doi.org/10.18089/tms.2015.11212.

O principal objetivo desta investigação consistiu no desenvolvimento do conhecimento empírico quanto à opinião dos habitantes da região sobre o Centro, nomeadamente no que respeita ao seu nível de identificação com a região, com a sua marca e o seu sentimento de pertença à região Centro, anteriormente conhecida como Beiras. A metodologia adotada consistiu numa abordagem integrada, iniciando-se com uma pesquisa qualitativa seguida de uma abordagem quantitativa que se materializou na realização de um inquérito aos habitantes da Região Centro, tendo-se obtido uma amostra de 2.050 indivíduos. Apesar de não ser linear para os inquiridos fazer a separação entre a marca e a região, foi possível determinar as variáveis que influenciam as percepções dos habitantes quanto à marca e à região e concluir que os habitantes associam à marca as mesmas características e atributos que associam à região.

Keywords : Marketing territorial; branding territorial; região Centro de Portugal; imagem regional; desenvolvimento regional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License