SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2¿Por qué quiebran los hoteles españoles?: un estudio de sus determinantesEl estado del arte en gobernanza de destinos turísticos índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Tourism & Management Studies

versão impressa ISSN 2182-8458

Resumo

PACO, Cidália Maria Leal  e  PEREZ, Juan Manuel Cepeda. As tecnologias da informação e comunicação na produtividade do setor hoteleiro de Portugal. TMStudies [online]. 2015, vol.11, n.2, pp.39-46. ISSN 2182-8458.  https://doi.org/10.18089/tms.2015.11205.

O objetivo global é avaliar o impacto das TIC na produtividade do setor hoteleiro em Portugal. Deste modo, pretendemos dar um contributo para a investigação do chamado paradoxo da produtividade das TIC, através do desenvolvimento de uma metodologia que procure superar algumas das deficiências metodológicas presentes nos estudos realizados até ao momento. Em termos de conclusões, com base nos fundamentos e nos resultados obtidos, pode dizer-se que as principais questões colocadas foram respondidas e os objetivos do estudo foram alcançados, Assim, os estudos que investigam o impacto das TIC na produtividade têm algumas vezes conduzido a resultados contraditórios e/ou duvidosos em relação aos benefícios das mesmas e o nosso estudo contrariou-os no sentido em que o que aumenta o valor dos serviços oferecidos pelos hotéis são, entre outros, o desenvolvimento das TIC.

Palavras-chave : Índices de Produtividade de Malmquist (IPM); Análise Envoltória de Dados (AED); Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC); Produtividade; Setor Hoteleiro.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons