SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 númeroESPECIALFatores de sucesso na utilização de sistemas ERP para a competitividade da indústria hoteleiraIndústria turística: a importância da taxa de câmbio efetiva real índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Tourism & Management Studies

versão impressa ISSN 2182-8458

Resumo

CARVALHO, Luísa. Internacionalização de empresas de serviços: Um estudo de caso aplicado a um grupo hoteleiro. TMStudies [online]. 2014, vol.10, n.Especial, pp.169-173. ISSN 2182-8458.

O setor dos serviços ganhou um peso significativo nos últimos anos e contribuiu para o crescimento económico e criação de emprego em muitos países. Contudo, ainda que nos últimos anos os estudos sobre o setor serviços tenham vindo a aumentar, este setor carece ainda de investigação, principalmente de estudos empíricos aplicados ao estudo da inovação e da internacionalização. Para além disso as características dos serviços, em particular no caso da hotelaria dificultam o estudo da internacionalização. Este artigo tem dois objetivos. Por um lado, apresenta uma revisão de literatura sobre internacionalização de serviços, com ênfase no caso da hotelaria. E, por outro lado, pretende discutir um estudo de caso aplicado ao maior grupo hoteleiro português (Grupo Pestana). Esta investigação permitiu a formulação de hipóteses que suportam o estudo empírico e apontou um conjunto de pistas relevantes sobre este assunto no caso das empresas hoteleiras.

Palavras-chave : Estratégia; hotelaria; internacionalização; serviços.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )