SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 númeroESPECIALA responsabilidade social das empresas no AlgarveConhecimento financeiro de estudantes universitários na vertente do crédito índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Tourism & Management Studies

versão impressa ISSN 2182-8458

Resumo

PAIVA, Kely César Martins de et al. Competências docentes ideais e reais em educação a distância no curso de administração: um estudo em uma instituição brasileira. TMStudies [online]. 2014, vol.10, n.Especial, pp.121-128. ISSN 2182-8458.

O objetivo desse estudo foi descrever e analisar como se configuram as competências docentes, ideais e reais, na educação a distância (EAD), na percepção de discentes e docentes de um curso de graduação em Administração de uma instituição particular brasileira. O referencial teórico abordou competência profissional docente e especificidades na EAD. O estudo de caso, exploratório e descritivo, contou com abordagens quantitativa e qualitativa (triangulação). 107 questionários foram respondidos por alunos e foram realizadas 10 entrevistas (5 alunos, 5 professores). Os resultados apontaram um desnível entre o que se espera do professor e o que ele efetivamente vem realizando junto aos alunos, fato preocupante para todos os envolvidos. Diante dos achados e das limitações, sugestões para pesquisas futuras foram alinhadas.

Palavras-chave : Competência profissional; competência docente; educação a distância; administração; professor.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )