SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 númeroESPECIALLa industria del automóvil: un análisis del grado de concentración por segmentosO efeito da norma subjetiva, percepção de controlo, atitude e experiência passada na intenção de compra de marcas de roupa de luxo no Brasil índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Tourism & Management Studies

versão impressa ISSN 2182-8458

Resumo

CARDOSO, Gabriela  e  FERREIRA, Pedro. Segmento sénior feminino: um estudo sobre estilos de vida e comportamento de consumo de produtos de cosmética. TMStudies [online]. 2014, vol.10, n.Especial, pp.94-102. ISSN 2182-8458.

É conhecida a tendência de envelhecimento das sociedades modernas. O crescimento deste grupo populacional torna crucial perceber como vivem e consomem estes indivíduos. Utilizando como enquadramento o consumo de cosméticos, o objectivo deste estudo passa por perceber o que caracteriza a população sénior feminina, nomeadamente ao nível dos estilos de vida e, seguidamente, perceber qual o seu comportamento de consumo face aos produtos de cosmética. Para concretizar este duplo objectivo, foi feita uma recolha de dados primários junto de 300 mulheres com idades superiores a 55 anos. Os questionários eram constituídos por questões relacionadas com os estilos de vida, comportamento de consumo face aos produtos de cosmética e questões de cariz demográfico. A metodologia de análise assentou em técnicas de redução de dados, nomeadamente a análise factorial e análise de clusters. Com esta investigação espera-se contribuir para a compreensão do segmento sénior em Portugal, nomeadamente no que diz respeito ao consumo de produtos de cosmética.

Palavras-chave : Segmento sénior; estilos de vida; produtos de cosmética; clusters.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )